Estado de São Paulo Transparência ALESP

Raul Marcelo

Raul Marcelo é advogado. É casado com a professora universitária e também advogada Maria Elisa Soares Rosa e tem dois filhos. Formado como técnico em processamento de dados e bacharel em direito, também cursou análise de sistemas na Fatec e letras na Uniso. 

Iniciou sua militância política na JOC (Juventude Operária Católica), quando ainda adolescente. Presidiu o Centro Acadêmico de Letras da Uniso. Entre 1999 e 2000, trabalhou como professor da rede pública estadual de educação. 

Em 2000, foi eleito o vereador mais jovem da história do regime democrático em Sorocaba. Foi reeleito com a maior votação da cidade em 2004.

É autor de inúmeras leis em vigor em Sorocaba, entre as quais destacam-se: a Lei 7.357, que dispõe sobre transparência em obras públicas; a Lei 8.120, que institui o feriado de 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares e promover a igualdade racial; a Lei 7.503, que instituiu a Semana Municipal da Inclusão Digital; e a Lei 7.496, que fez vigorar a Semana Municipal dos Direitos Humanos. 

Em 2006, foi eleito deputado estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), obtendo mais de 35 mil votos. Na Assembleia Legislativa teve atuação destacada na defesa da educação pública e na saúde pública, tendo participado da CPI da Saúde como sub-relator, onde apresentou um relatório que serviu de base para a prisão e o desmantelamento de uma quadrilha que atuava nos hospitais públicos do Estado, notadamente no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. 

É autor da Lei 13.748/2009, que instituiu a obrigação dos clubes de futebol profissional de assegurar a permanência e frequência escolar a seus atletas menores de 18 anos, sob pena de multa e desligamento das competições oficiais no Estado. 

Em 2010, foi candidato à reeleição a deputado estadual. No entanto, por conta do quociente eleitoral, o PSOL elegeu apenas um deputado. 

Em 2014, foi eleito deputado estadual com 47.923 votos.