Estado de São Paulo Transparência ALESP

Afonso Lobato

José Afonso Lobato é natural de Redenção da Serra (SP), tem 55 anos, e é sacerdote da Igreja Católica há 26 anos, sendo membro do clero da Diocese de Taubaté, onde exerce seu ministério. Na mesma cidade foi pároco na Paróquia Santíssima Trindade por oito anos, período em que implantou a Obra Social Bom Pastor, projeto de grande relevância social pelo qual se destacou com seu trabalho.

É formado em Filosofia, Teologia e Direito e decidiu entrar para a política por entender que ela poderia se tornar uma ferramenta para ajudar as pessoas.

Em 2002, disputa pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa, sendo eleito com 41.334 votos. Reelegeu-se em 2006 com 67.138 votos e em 2010 com 87.764 votos. Para o quarto mandato que se iniciou em 15 de março de 2015, foi reeleito com 81.837 votos. Sua atuação prioriza as áreas de saúde, meio ambiente e promoção social.

Padre Afonso, como todos o conhecem, apoia santas casas, hospitais e casas de recuperação de dependentes químicos, destinando-lhes recursos para equipamentos e ampliações e construções. Também dá respaldo aos municípios em suas principais necessidades de infraestrutura e nas demais áreas para melhorar o atendimento à população. 

Trabalha por projetos culturais, esportivos e de qualificação profissional e por políticas públicas para prevenção ao uso de drogas. Aponta também a necessidade de revisão do atual sistema carcerário para que, aqueles que passam por ele, possam efetivamente se recuperar. 

Defende a sustentabilidade e o meio ambiente, em especial a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Em 12 anos de mandato na Assembleia Legislativa paulista, Padre Afonso Lobato ocupou os cargos de vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e foi membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na atual legislatura foi eleito como 4º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa para o biênio 2015/2017.