Estado de São Paulo Transparência ALESP

Luiz Carlos Gondim

Luiz Carlos Gondim Teixeira (Solidariedade) nasceu em 29/11/1947 em Fortaleza (CE). Mudou-se para Mogi das Cruzes em 1969 para cursar medicina. Formou-se em 1974. É ginecologista, especializado em esterilidade conjugal e andrologia. Fez pós-graduação na Universidade de Buenos Aires, Argentina, e foi professor voluntário do Hospital das Clínicas. É casado com Jane Hallage, pai de três filhos – Larissa, Roberta e Hani -, e avô de duas netas, Ana Luiza e Manoella.

 

Exerce a Medicina até hoje, mantém um atendimento em Mogi das Cruzes e municípios da Região. Há muitos anos realiza trabalho junto à população carente, prestando orientação sobre temas ligados à saúde, meio ambiente, esportes e combate às drogas. Desenvolve campanhas educativas, ministrando palestras gratuitas em escolas, associações e igrejas sobre planejamento familiar, iniciação sexual, gravidez na adolescência, prevenção à Aids.

 

Iniciou sua vida pública em 1988, quando eleito vereador em Mogi das Cruzes, cargo que ocupou em dois mandatos consecutivos. Em 1998, foi eleito deputado estadual com 13.327 votos do Alto do Tietê. Em 2002, conquistou apoio em várias regiões do Estado e foi reeleito com 56.967 mil votos. Em 2006, recebeu 70.403 votos, e, em 2010, 104.663 votos provenientes de 439 cidades do Estado de São Paulo. Foi reeleito para o seu quinto mandato em 2014, com um total de 88.703 votos.

 

A sua base eleitoral é o Alto Tietê e sua atuação principal concentra-se nas áreas da saúde, promoção social, educação, transportes públicos, habitação, agricultura, infraestrutura, e abrange todo o Estado. Conhece mais de 500 cidades paulistas, seus problemas, necessidades e suas estradas, santas casas e Apaes.

 

Luta pelo fortalecimento das políticas publicas para melhorar a qualidade de vida da população.  É autor de 79 leis estaduais, entre as quais se destacam a que proíbe alimentos transgênicos na merenda escolar oferecida nos estabelecimentos de ensino do Estado; a que obriga a presença de médico geriatra nos centros de referência de idosos e nos postos de saúde; a que possibilita a inscrição de professores e seus dependentes como contribuintes do Iamspe, a que autoriza o Estado a realizar parcerias com igrejas, associações e instituições para ampliar o atendimento a dependentes químicos, entre muitas outras .

 

Nos últimos mandatos atuou como membro titular nas comissões permanentes de Saúde e Higiene e de Assuntos Internacionais. É presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Pequenos e Médios Agricultores do Alto Tietê. Também integra outras duas frentes parlamentares: a de Defesa dos Interesses do Alto Tietê e outra de incentivo ao Desenvolvimento do Distrito Industrial do Taboão, lançada com objetivo de atrair novos investimentos para a região.

 

Também está à frente de todos as ações legislativas que buscam de auxílio e recursos para saúde, santas casas, Apaes e diversas entidades assistenciais.

 

 

Várias outras propostas são defendidas por Gondim como a instituição do projeto Vaga Zero, realização do Onco Check-up para agilizar o atendimento de pacientes com câncer, instituição do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrado ao Ensino Técnico Profissionalizante, a criação de sistema de coleta e destino final de pilhas e baterias usadas, a ampliação dos serviços médicos e atendimento do Iamspe no Estado, obras da duplicação da Rodovia Mogi-Dutra até Arujá e reforço na segurança da Mogi-Bertioga, entre muitas outras.